Conheça nosso Centro Público de Economia Solidária

Sobre Nós

Os Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol’s) são espaços multifuncionais públicos, de caráter comunitário, que se destinam a articular oportunidades de geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo baseado na economia solidária. Consistem em estruturas criadas e mantidas por meio de parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada, tendo a SENAES/MTE – Secretaria Nacional de Economia Solidária e a Rede Brasileira de Gestores Públicos da Economia Solidária seus principais difusores.

Os Cesol’s são instrumentos importantes para a consolidação de uma política pública transversal para a economia solidária na Bahia, convergindo diversas ações de formação, assistência técnica, divulgação, comercialização, crédito, expressão cultural e articulação social e política do movimento de economia solidária. São, portanto, centros de excelência e difusão da economia solidária que oferecem condições para o desenvolvimento territorial com ampla participação da sociedade civil.

Ação pioneira em todo o Brasil no âmbito das ações de governos estaduais, a criação dos Centros Públicos de Economia Solidária é o símbolo mais expressivo das iniciativas que vão desenhando uma política pública para a economia solidária, articulando formação, incubação, crédito e apoio direto a empreendimentos.

Enquanto espaços de apoio e prestação de serviços voltados às organizações solidárias, fomentando e dando suporte técnico a empreendimentos e as iniciativas para a geração de trabalho e renda, os Cesol’s são uma ação prevista no Programa Bahia Solidária, com apoio financeiro do Fundo de Combate a Pobreza – Funcep, satisfazendo uma das principais demandas dos atores sociais do movimento de Economia Solidária ao Governo Wagner.

Na Bahia, o governo já implantou 9 Centros Públicos, sendo um de abrangência estadual, em Salvador (localizado no Comércio) e oito de abrangência regional/territorial – Região Metropolitana de Salvador 2 (Mares); Região Metropolitana de Salvador 3 (Barra); Região Metropolitana de Salvador 4 (Sussuarana); Sertão Produtivo (Guanambi); Litoral Sul (Itabuna); Bacia do Jacuípe (Pintadas); Sertão do São Francisco (Juazeiro); Recôncavo (Cruz das Almas).

© Copyright 2019 cesolshop  – desenvolvido por Diguinho

Fechar Menu
×
×

Carrinho